Sobre Daniella Bezerra

É formada em Biomedicina e Farmácia pela Faculdade Maurício de Nassau e Pós-Graduada em Imaginologia Biomédica pelo CCE cursos – Recife , Farmacêutica Clínica pela Pós FIP – Campina Grande ;Atuou como Biomédica na upa e hospital municipal de Timbaúba, atuou como farmacêutica no PNAISP e na parte Comercial , atuou como secretaria de Desenvolvimento Social no município de Alcantil no ano de 2016.

ATRIBUIÇÕES

À Secretaria de Saúde (SMS), subordinada diretamente ao (à) Chefe do Executivo Municipal, compete planejar, desenvolver e executar a política de atendimento integral das necessidades de saúde da população e desenvolver políticas de fortalecimento ao sistema de atendimento especializado no município e fora da sua residência e ambulatorial do município, bem como exercer as atividades de fortalecimento da rede de atenção básica e psicossocial, coordenar e acompanhar o processo de municipalização do Sistema Único de Saúde (SUS) e planejar, desenvolver e executar a política sanitária municipal implementando ações e programas de vigilância ambiental, epidemiológica, sanitária, de vacinação e das unidades básicas de saúde-UBS, além de promover políticas de inovação na rede de saúde do Município.

DIRETORIAS/DEPARTAMENTOS

Departamento Atenção Básica

A Rede Municipal de Atenção Básica de alcantil conta com 3 unidades do programa federal Estratégia de Saúde da Família, também conhecidas como PSFs, que devem ser os primeiros a serem procurados em caso de necessidade de cuidados básicos de saúde, tratamento ou pedidos de informação. As equipes são formadas por médico clínico, enfermeiro, dentista, técnico de enfermagem, auxiliar de Saúde Bucal, recepcionista, auxiliar de serviços gerais e os agentes comunitários de saúde. Estas unidades são conhecidas como portas de entrada do sistema de saúde porque são o primeiro serviço que o usuário do SUS deve procurar. Grande parte das questões de saúde pode ser resolvida lá, onde são oferecidas ações de prevenção e promoção, evitando a busca pelas emergências e o agravo dos problemas de saúde. Normalmente o agente comunitário de saúde localiza o usuário ao fazer seu cadastro na residência, mas nada impede que o próprio usuário busque serviço básico de saúde mais próximo de sua residência. Todas essas unidades de saúde da atenção básica funcionam de segunda a sexta nos dois turnos – manhã e tarde.

Policlínica/ NASF
objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Primária no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.
Fornecer serviços de fisioterapias

Departamento da Atenção Especializada

A Atenção Especializada compreende um conjunto de ações e serviços de saúde realizados em ambiente ambulatorial, que incorporam a utilização de equipamentos médico-hospitalares e profissionais especializados para a produção de cuidado em média e alta complexidade. Essa atenção contempla cirurgias ambulatoriais, procedimentos traumato-ortopédicos, ações especializadas em odontologia, citopatologia, radiodiagnóstico, exames de ultrassonografia, diagnose, fisioterapia, terapias especializadas, próteses e órteses.

Departamento CAPS

Pactuação: Santa Cecília/ Riacho de Santo Antônio/Alcantil
Serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial e são substitutivos ao modelo asilar.

Melhor em casa ( SAD)
Pactuação
Santa Cecília/Riacho de Santo Antônio/Barra de São Miguel/Alcantil

Serviço que torna a possibilidade de um atendimento em casa, perto da família, é o objetivo do programa “Melhor em Casa”, programa do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, que já levou os cuidados especializados a mais de 500 mil brasileiros com doenças graves e crônicas, reduzindo a permanência em hospitais.

Departamento de Vigilância em Saúde

A vigilância em Saúde é uma atividade da saúde pública que tem como objetivo principal a proteção e a promoção da saúde da população, coordenando e executando ações que visam a prevenção e o controle dos riscos relacionados a produtos e serviços de interesse à saúde e ao meio ambiente.A Vigilância em Saúde é subdividida em três sub-departamentos Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária.

Departamento de Regulação
Nir / SAMU
A regulação tem a missão de organizar o acesso aos serviços de atenção à saúde, com base nos princípios de equidade e integralidade do SUS, competindo-lhe: propor e executar estratégias para garantir o acesso dos usuários e monitorar o processo de regulação de acesso do município, para subsidiar o planejamento de gestão e assistencial.

Administração
Secretaria/CAF / Gestão financeira / RH
Dentro desse contexto, está inserido o Departamento de Tecnologia da Informação, o Setor de Gestão de Pessoas e o Núcleo de Educação Permanente (NEP). Todos esses setores ficam responsáveis pela gestão dos recursos humanos e materiais da Secretaria de Saúde.Podemos destacar o importante trabalho desenvolvido que busca soluções a partir dos problemas enfrentados no cotidiano do trabalho, considerando as experiências e as vivências de cada um e, com isso, promover transformações na prática profissional, na própria organização do trabalho e nas práticas ensino. A realização de capacitações técnicas voltadas aos servidores, a fim de aperfeiçoar as práticas nos serviços de saúde, além da comemoração do dia de cada categoria profissional e, por fim, a distribuição, acompanhamento e articulação com instituições de ensino a fim de promover um espaço de formação.

Serviços

Atenção Básica | Serviços Disponíveis

Acolhimento
Vacinação
Consultas médicas básicas
Curativos
Entrega de medicamentos básicos
Aferição de Pressão arterial
Teste rápido de glicose capilar (HGT)
HiperDia (controle e acompanhamento da Hipertensão e Diabetes)
Coleta de material para exames de sangue
Consultas e tratamentos odontológicos
Planejamento familiar (com entrega de pílulas anticoncepcionais e de preservativos)
Pré-natal (O ideal é fazer 6 ou mais consultas, sendo no mínimo 2 pelo médico da família)
Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças de 0 a 2 anos
Acompanhamento de desnutridos
Administração de vitamina A para menores de 5 anos
Prevenção do câncer da mama e ginecológico
Atividades de Promoção de saúde e prevenção de doenças
Marcação de consultas especializadas
Marcação de exames especializados
Visitas domiciliares
Cadastramento de famílias na área de responsabilidade do PSF
Tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis
Tratamento da Tuberculose
Tratamento de Hanseníase
Avaliação da necessidade de acionar ambulância
Encaminhamento para urgências

 

Localização
Av. São José, s/n – Centro – 58460-000 – Alcantil, PB

Atendimento
7hs às 13 hs, de segunda a sexta-feira

Contato
(83) 3348-1109 / (83) 98677-0614
email: secretariadesaudedealcantil10@gmail.com