José Acácio Barbosa, nascido em Alcantil no dia 19 de agosto de 1961, é filho de João Bosco Barbosa e Eulina Maria Barbosa, já falecida e com certeza Deus a acolheu em um bom lugar.
Tem como irmãos: Bosquinho, Olimpio, Manoel, Bonifacio, Guadalupe, Lenira e Paulo. Acácio é casado com Marilene Sousa Barbosa  e tem como filhos: Paulo Sérgio e Maysa.
Cursou o primeiro grau em Alcantil, não tendo como prosseguir nos estudos em sua cidade natal, foi residir em casa de parentes em Campina Grande, onde cursou o 2º grau no Colégio Estadual da Prata.
Posteriormente, foi aprovado no vestibular de Medicina Veterinária para a cidade de Patos, onde cursou e concluiu o ensino superior. Já como veterinário, especialista em suinocultura, teve seu primeiro emprego em Salvador – Bahia, depois em Viçosa – Alagoas. Como gerente administrativo, trabalhou no Grupo Bom Jardim.
Em  seguida, atuou como gerente administrativo da Usina do Grupo Brilhante, em Tracunhaém – Pernambuco. Foi representante da Polinutre por 15 anos nos estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
Depois de muitos anos trabalhando e sempre obtendo sucesso, Acácio volta a sua terra natal e instala a Granja Alcantil, que fornece galeto à Paraíba e à Pernambuco. Sempre como um grande empreendedor e gerador de empregos e renda, instala uma nova granja no Sitio Pindurão, município de Santa Cruz do Capibaribe.
Em 2008, candidatou-se a vereador, sendo eleito como o mais votado na coligação. Em 2010, tornou-se presidente da Câmara Municipal de Alcantil.
Acácio, com essa breve historia de humildade, trabalho, perseverança e sucesso, é o orgulho da família João Bosco. E hoje, como candidato a Vice Prefeito de Dunga Junior, o povo de Alcantil mais uma vez está do seu lado, em busca de Vitoria, Mudança e Reconstrução Já.